Motor elétrico de corrente alternada é um equipamento
rotativo que funciona a partir de energia elétrica, diferente de outros motores
elétricos, o motor CA não precisa, necessariamente, qualquer entreposto dele à
alimentação e serve, basicamente, para "girar" um segundo acoplado,
ou movido. o elétrico esta sempre ativo.
Estes motores podem ser divididos, num primeiro momento, em
síncronos e assíncronos, sendo que, este último, sofre escorregamento conforme
a intensidade de carga (i.e., oscila a rotação), contudo é a esmagadora maioria
nas indústrias.
Outra grande divisão dentre os motores CA (de corrente
alternada), são em trifásicos e monofásicos. A diferença entre estes dois tipos
de alimentação alteram profundamente a versatilidade e desempenho do motor,
sendo, os monofásicos, muito mais limitados e necessitados de capacitores de
partida, senão, não conseguem vencer a inércia.
Os motores de corrente alternada têm outras muitas divisões
todas elas mundialmente normalizadas, dentre as mais comuns temos: motor de
dupla polaridade, o qual pode rodar em duas velocidades diferentes em
detrimento da potência, motor de eixo-duplo, com uma saída para cada lado. Nas placas de identificação dos motores elétricos
encontramos diversas informações sobre estes, a saber:
IP - índice de
proteção - com uma variação de IP-00 até IP-68 identifica o grau de proteção do
motor em relação à água e grão, sendo que, o índice "standard" é o
IP-55. Alguns motores vêm com uma película de proteção especial, os quais
incorporam o prefixo, formando: IPW.
Forma construtiva - normalmente dotados de 3 ou 4 algarismos
(por exemplo: B3D e B35D), sendo que a primeira letra significa que é um motor
dentro dos padrões, os números do meio significa o uso ou não de flanges e a
última letra diz em qual lado do motor está a caixa de ligação.
Carcaça que sofre uma
variação comum de 63 a 355, e, acima disso, trata-se de uma aplicação especial
de grande porte. Em suma, este número significa a distância entre o centro do
motor e o solo. A letra que fica ao lado deste número (l,m) vem do inglês large
(comprido) e medium (médio), e referem-se ao comprimento do motor.
Valores de Tensão
elétrica - Os motores elétricos podem ser acionados com valores de tensões
diversos, (127V, 220V, 380V, 440V e 760V), para isso, precisa-se fazer o
fechamento adequado para cada tensão. Os fechamentos não interferem na
velocidade de rotação do motor, simplesmente servem para alimentar as bobinas
de maneira que gerem o campo magnético necessário para movimentar o rotor, que
está alojado dentro da carcaça do motor. A tensão induzida nas expiras do
bobinado do motor gera um campo magnético variável, que faz com que o rotor se
excite magneticamente, girando assim o eixo do motor, criando uma conversão de
energia elétrica para mecânica.
Dentre a enorme variedade de aplicações encontradas para os
motores elétricos, podemos citar: bombas, compressores, exaustores,
ventiladores, máquinas operatrizes.
Eles podem ser acionados tanto através de partida direta,
bem como através de conversor de freqüência, soft-starter, chave de partida,
transformador, etc.
Fonte da Infomação: wikipedia
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